terça-feira, 20 de julho de 2010

O skate e sua história

Mais ou menos na década de 60 o Surf reinava absoluto na Califórnia. Reza a lenda que alguns surfistas pegaram rodas de patins e colocaram em "shapes" para poder surfar em terra firme quando não rolavam boas ondas. Assim surgiu o skate.


O esporte cresceu rapidamente e o comércio começou a ver nesse esporte uma forma de ganhar alguma grana, tanto que skate começou a ser fabricado e comercializado no ano de 1965. Consequentemente os campeonatos foram criados. Entre 1965 até 1969 (mais ou menos) o skate experimentou seu auge, até que em 1970 a revista "Skateboarder", que era vista como a mais importante sobre o assunto, anunciou uma mudança de planos, que era fazer a cobertura de competiçoes de Bikers também.


Devido a febre das bicicletas nessa época, muitas pistas fecharam e muitos abandonaram o esporte. Só quem tinha amor pelo carrinho continuou a prática.


Então esses caras que não pararam e que não tinham mais as pistas,começaram a andar na rua. Assim foi criado o "street skate", onde usavam bancos, escadas, rampas e calçadas para suas manobras. Outro fato interessante, foi que na época de 70 houve um grande racionamento de água nos Estados Unidos, sendo assim as pessoas esvaziavam suas piscinas, e os skatistas da época vendo que essas piscinas eram na maioria ovais e que proporcionavam um bom desafio, começaram a andar dentro delas. Assim surgiram as pistas verticais.
Nos anos 80 o skate voltou ao auge, onde foram criadas as pistas em forma de "U" e os half-pipes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário