sexta-feira, 23 de julho de 2010

SK8 manobras básicas que fazem a diferença!


OLLIE


O OLLIE, é a principal manobra do sk8, é com o ollie que se inicia todas as variacões de manobras, sem saber o ollie, é impossível alguma pessoa andar de skate. O OLLIE é a monobra que consiste em tirar os dois eixos (trucks) do chão, fazendo o skate saltar. Siga as insdtruções e aprenda essa manobra que é a mais importante do sk8.
1- PASSO- POSIÇÃO DOS PÉS



O primeiro passo para a execução do ollie, é a posição dos pés. Mantenha os pés da frente, não tão próximos do nose, mas tambem não tão afastados, e o pé de trás posicionado no tail, ou seja a parte de trás do skate.

2 - PASSO - IMPULSO


Após colocar bens os pés, é presciso posicionar-se para o impulso. O impulso consiste em baixar levemente o corpo, para que se concentre bastante energia no pé de trás, para que ele assim possa levantar o skate.

3- PASSO- BATIDA


A batida consiste em libertar toda a força colocada no pé de trás. Depois de ter acumulado toda aquela força no pé de trás, prescisa de libertá-la, para que isso aconteça, bata o pé de trás no tail ( parte de trás do skate) com força, para que assim o skate possa subir, mas lembre-se, não tire o pé da frente da posição.

4 - PASSO - RASPAGEM


Com a batida apenas levanta a parte da frente do skate. Como na batida só se levanta a parte da frente do skate, terá entao que no momento que executar a batida, raspar o pé da frente contra o nose (0u seja, raspar um pouco o pé da frente para a parte da frente do skate), para que o skate possa subir não só os eixos da frente, como também os traseiros. (Daí se percebe porquê as sapatilhas dos skaters são todas largas e groças).

5 - PASSO- SUBIDA


Após a batida e a raspagem, se não tirar os pés, verá que o skate sobe. Após executar a batida e a raspagem com sincronia, verá que o skate irá subir, é importante que não tire os pés com medo do sk8, deixe com que ele suba com você em cima, não se preocupe em cair, por que do chão você não passa.

6-PASSO- ESTABILIDADE


O importante agora, é manter-se em cima do skate. Depois de todas as etapas, concentre-se na manobra, não pense em nada apenas em que voce não sai da posicão para que possa ter uma queda boa e na base.

7-PASSO- QUEDA


Depois de manter a estabilidade, deixe o skate cair. Depois de todos esses passos, mantenha-se em cima do skate, ao cair, se amortecer a queda com os joelhos, verá que é fácil ficar em cima do skate. Se seguiu todos os passos, logo logo, estará dando o OLLIE.


 
 
OLLIE FLIP (KICKFLIP) - O ollie flip, ou kickflip como é chamado nos EUA, é uma manobra básica que consiste em rodar o skate 360 graus abaixo dos seus pés. Siga as instrucões, e aprenda essa manobra.



1 -PASSO - POSICAO DOS PÉS


A posição para dar os flips, é o primeiro passo desta manobra. A posicao do flip é mais ou menos a mesma do ollie, mantendo apenas o pé da frente, um pouco mais atrás do nose, quase no meio do shape, e um pouco para fora do shape, ou seja, com a ponta próximo do fim da tábua. O pé de trás mantém a sua posição normal no tail.

2-PASSO- IMPULSO


O 2 passo do flip, consiste num impulso bem dado. Um impulso bem dado é essencial para um bom flip, flexionando os joelhos e acumulando toda a sua força no pé de trás, terá que usar o mesmo princípio do ollie, mas lembrado que terá que raspar o pé de uma maneira diferente e um pouco mais complicada.

3-PASSO- RASPAGEM


A raspagem para o flip deve ser feita da melhor forma possível. O 3 passo do flip é a raspagem, diferente do ollie. Quando bater o pé de trás para o skate subir, você terá que raspar o pé da frente contra o nose, de uma forma que o skate dê um ollie, mas ao mesmo tempo rode um flip, ou seja, terá que raspar o pé da frente contra o nose, mas raspar de uma forma que o seu pé saia de lado do shape, para que ele assim possa girar.

4 - PASSO- GIRO


O giro é que transforma um simples ollie, num flip. Raspe o pé para o lado, e o skate gira, mas lembre-se, não basta apenas raspar o pé do lado, você terá que fazer um ollie e ao mesmo tempo raspar o pé, um pouco complicado, mas o essencial é não se esquecer que tem que fazer um ollie, para só depois fazer o flip.

5-PASSO- PERNAS


Após o giro, a posição das pernas é muito importante. Apos o giro do skate, terá que levantar as suas pernas, ou seja, saltar bem alto para que o skate gire sem problemas, e gire por completo, para evitar aquela coisa de o skate girar pela metade e voce cair em cima dele.

6-PASSO- DOMíNIO


Após o giro, deve dominar o skate. Após você bater, raspar, girar o skate, você deve-o segurar com os pés, ou seja, observar quando o skate estiver a girar abaixo das suas pernas, ver o momento exacto para cair com os pés sobre ele.

7-PASSO- ESTABILIDADE


Após o domínio, deve manter-se equilibrado sobre o skate. Após você dominaro skate, deve manter a estabilidade, mantendo o seu corpo normal, com os dois pés sobre o skate, e deixar com que ele caia na boa, sem problemas.

8-PASSO- QUEDA


Uma boa queda consiste num flip bem dado. A queda é uma parte fácil, pois se girou raspou, bateu, dominou o skate, fez tudo bem, a queda é a consequência de apenas deixar o skate cair, lembre-se que não deve ter medo do skate, não tire os pés de cima dele, por que aquela coisa do flip com um pé só não tem nada a ver.

9-PASSO- CONCLUSÃO


Quando estiver a cair dê uma boa dobra nos joelhos, ajuda bastante o flip a ficar bonito, se estiver executando um flip em movimento, essas mesmas dicas são válidas, mas lembre-se, para qualquer manobra nao tenha medo, por que se tiver medo nunca irá acertar, e se tiver medo jamais irá andar de skate, apenas irá ficar a descer rampas sentado.

Se você seguir todos os passos, logo logo estará dando o flip, que não é nada mais do que isto.




POP SHOVE-IT:



1. Ande em velocidade média ou superior e prepare-se em posição de ollie;


2. Dê o ollie, mas ao em vez de deslizar o seu pé dianteiro em direção ao nose, mantenha-o no centro do shape;


3. O impulso para o ollie com o pé traseiro não deve ser feito somente para baixo como num ollie comum, empurre o shape suavemente em direção ao seu calcanhar (para trás);


4. Com o pé dianteiro guie o seu shape para frente, fazendo-o rodar;


5. Olhe o skate a girar debaixo de você, quando ele tiver completado o 180º domini-o com o seu pé traseiro e caia.






WHELLIE ou MANUAL: OBS.: Esta manobra necessita de bastante equilibrio.



1- Coloque o pé dianteiro no meio do shape.


2- O pé trazeiro ( o mais importante ) coloca-se no tail.


3- Agora force o pé trazeiro para baixo sem deixar o tail bater no chão, e tente andar o máximo possível assim.


 

 
 
BACK SIDE CROOKED: (O obstáculo deve estar átras de você ). Manobra em que você tem que deslizar com o truck da frente e o nose na diagonal do skate em algum caixote que tenha um pedaço de ferro que é preso ao caixote de madeira , corrimão e outras coisas que deslize.



1- Com alguns impulsos aproxime-se do caixote.


2- Olhe para a borda mirando seu truck da frente.


3- De um ollie.


4- Com e truck e o nose encaixado, deslize.


5- Chegando ao final da borda impulsione o nose com o pé da frente como se fosse um nollie.


6- Caia com os pés na base.







FRONT SIDE CROOKED: (O obstáculo deve estar na sua frente). Manobra em que se tem que deslizar com o truck da frente e o nose na diagonal do skate nalgum caixote que tenha um pedaço de ferro que é preso ao caixote de madeira , corrimão e outras coisas que deslize.



OBS: A posição do corpo é muito importante. O peso do seu corpo deve ser distribuido no eixo da frente e o controle do skate no pé traseiro.


1- Com alguns impulsos aproxime-se do caixote.


2- Posicione os seus pés para dar um ollie a olhar para o truck da frente.


3- De um ollie.


4- Deslize olhando para a saída.


5- Impulsione o nose com o pé da frente como se fosse um nollie.


6- A posição da volta é importante. O corpo deve acompanhar o mesmo movimento do skate.




SMITH GRIND



O smith é uma manobra que veio com o sk8 moderno, é uma manobra de grind, ou seja, uma manobra com que se pode ir deslizando em corrimãos,e tal... O smith consiste em deslizar com o truck trazeiro do sk8 sobre a superficie, siga passo a passo o Smith Grind!!! Vamos ver aqui passo a passo o smith grind:

1- PASSO- IMPULSO


O primeiro passo para o smith grind é o impulso,posicione-se proximo ao obstáculo, o movimento inicial para o smith, é o ollie, que dependendo da altura da superficie sera um ollie alto, ou um ollie baixo, ai depende....


2- PASSO- ENCAIXE


Apos o ollie terá que encaixar o sk8 no corrimão ( ou qualquer outra superficie), só que esse encaixe devera ser feito de uma forma diferente, ou seja, terá que executar um ollie de uma forma que se ultrapasse a frente do sk8 (nose), e encaixe apenas o truck traseiro. Complicado? Mas epere ai, que nao é tão complicado.


3- PASSO- ESTABILIDADE


Após se por no corrimão (ou qualquer outra superficie),terá que se manter sobre o obstaculo, ou seja, estando apenas com o truck traseiro sobre o corrimão ( ou qualquer outra ....blá blá..). Terá que se manter em cima do skate, que se considera a parte mais dificil do smith, mas não impossível. Apenas concentre mais o seu peso, ou força, sobre o truck traseiro, e sempre equilibrando-se, controlando o nose para que ele não embique para baixo.


4- PASSO- DESLIZAR


Para o smith sair só terá que controlar o sk8 para que ele não caia, fazendo isso irá com o truck traseiro, deslizar sobre o corrimão.


5- PASSO- SAIDA


Após deslizar, terá que se preparar para sair do corrimão (já sabe?), uma das formas mais simples de sair do smith, é levantar o nose, e dar um impulso com a parte traseira, para que o sk8 possa sair do corrimão.


6- PASSO- QUEDA


Após deslizar o smith, terá que sair do corrimão. Uma boa dica é sempre manter-se firme no sk8, e flexionar os joelhos para dar maior estabilidade.








Outras manobras:



:: Front Side Air - o skater segura com a mão de trás e voa de frente para a parede (inventado por Tony Alva).


:: Backside Air - o skater segura com a mão da frente e voa de costas para a parede (inventado por Tom Inouye).


:: Indy Air - o skater segura com a mão de trás e voa de costas para a parede (inventado por Duanne Peters).


:: Lien Air - o skatista segura com a mão da frente e voa de frente para a parede (inventado por Niel Blender).


:: Handplant - uma espécie de bananeira com uma mão no skate e outra na borda.


:: Invert - Handplant segurando com a mão da frente no meio das pernas.


:: Tuck Knee Invert - Handplant segurando com a mão da frente na frente das pernas.


:: Andrecht - Handplant segurando com a mão da frente no lado de trás do skate (inventado


por Dave Andrecht).


:: Eggplant - Handplant invertido, com a mão da frente na borda e a de trás no skate.


:: Burn Twist - Eggplant girando 360º (inventado por Bob Burnquist).


:: Grind - Arrastar um eixo na borda da pista e/ou rampa.


:: Vari Varial ou Backside Shove It Varials - Suba como se fosse um Backside Air. Chute o skate com seu pé que ficou para trás. Esta é parte do Shove It. Então segure como Mute, e volte como um Mute Air.


Aerial


:: Front Side - criado por Tony Alva, é feito quando o skatista segura na borda do skate com a mão de trás e voa de frente para a parede.


:: Back Side - inventado por Tom Inoye, é justamente o oposto do de front. Nesse vôo, o skater segura na borda do skate com a mão da frente e voa de costas para a parede.


:: Lien Air - Um aereal de Frontside, com a pegada de Back, ou seja, o skater segura na borda do skate com a mão da frente e voa de frente para a parede. Criação de Neil Blender.


:: Indy Air - Duane Peters criou o oposto do Lien Air. Nesse vôo o skater segura na borda do skate com a mão de trás e voa de costas para a parede.







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